Página Inicial Fale Conosco Assine o Paraná Centro
Publicidade

02/01/2017

Saiba usar protetor solar na medida

O uso do filtro solar deve ser diário, um hábito a ser criado, assim como a escovação dos dentes. O uso não deve ficar relegado somente as situações de exposição solar consideradas intencionais pelo paciente.
O protetor solar é um potente agente na prevenção do foto envelhecimento da pele (rugas de expressão, manchas e outras alterações na cor e textura da pele), visto que a radiação ultravioleta (RUV) é o principal agente extrínseco envolvido no envelhecimento da pele.

Não se esquecendo de mencionar que a RUV apresenta envolvimento na gênese dos cânceres de pele. Segundo fontes do INCA (Instituto Nacional de Câncer), os cânceres de pele não melanomas representam 25% dos tumores malignos registrados no país (Carcinomas basocelulares – 70%, Carcinomas espinocelulares – 25%).
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda:
-Uso diário de FPS (FPS 15 a 20, e FPS30 ou + para as exposições mais prolongadas ao sol)
-Óculos de sol
-Uso de camisetas, chapéu
-Evitar o sol entre 10h00 e 16h00

O filtro solar deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar e ser reaplicado a cada 2 horas; ou antes, se houver transpiração excessiva ou banhos de mar/piscina. Lembre-se que 75% da radiação acumulada durante a vida ocorre na faixa entre 0 e 20 anos.

Pessoas de pele negra têm proteção natural da pele pela maior quantidade de melanina, mas não podem se esquecer do uso do filtro solar, porque também estão sujeitos a queimaduras da pele e câncer de pele.





< Voltar





Mais Lidas








Grupo 



 Página principal