Página Inicial Fale Conosco Assine o Paraná Centro
Publicidade

14/11/2016

A criação do pilates

Colunista Vandia

Dentro dos limites de atuação dos métodos e técnicas inerentes à fisioterapia, o método pilates se enquadra no âmbito das atividades regulamentadas pela fisioterapia como recurso mecano-cinesioterápico e quando administrado unicamente por um fisioterapeuta será sempre reconhecido como fisioterapia.

Acompanhe breve histórico do método pilates.

Joseph Hubertus Pilates nascido na cidade de Mönchengladbach, Alemanha, em 1883 é considerado o criador do método pilates. Na adolescência já praticava muitos esportes como ginástica, esqui, mergulho e boxe. No período da 1ª Guerra Mundial, em 1923, quando se mudou para a cidade de Nova Iorque, Joseph abriu o primeiro Studio de Pilates.  O trabalho, porém, só teve repercussão a partir dos anos 40, principalmente entre os dançarinos, tais como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins.

O criador do plates morreu em 1967, aos 87 anos, sem deixar herdeiros.  Muitos estudantes de Joseph e a esposa Clara Pilates abriram os próprios estúdios. Ron Fletcher – um dançarino de Martha Graham, que estudou com Joseph, na década de 40, abriu o estúdio em Los Angeles, em 1970.
Clara ficou fascinada com o trabalho de Ron Fletcher e lhe deu permissão para difundir o nome e o trabalho de Pilates. Junto com Carola Trier, Fletcher trouxe inúmeras inovações e avanços para o trabalho de pilates.  Atualmente, o método pilates conta com milhões de usuários e continua se expandindo no mundo, graças aos benefícios e às importantes mudanças que promove na vida dos praticantes, contribuindo para a qualidade de vida e longevidade. Além disto, ao longo do tempo, a ciência vem confirmando a importância da prática de movimentos de forma contínua, proporcionando ajustes funcionais constantes ao corpo, interferindo preventivamente nas disfunções musculoesqueléticas e outras doenças sistêmicas.

Fonte/aliancabrasileiradepilates.com.br
Dra Vândia Leal
Fisioterapeuta
Crefito 08: 96373-F
(43) 9648-1059





< Voltar





Mais Lidas








Grupo 



 Página principal