Página Inicial Fale Conosco Assine o Paraná Centro
Publicidade

31/10/2016

Tratamento de fisioterapia na celulite

Colunista Vandia

O fibro edema gelóide, mais conhecido como celulite, é um fantasma na vida da mulher e, talvez, uma das disfunções estéticas que mais causam desconforto nas pacientes que procuram ajuda profissional em clínicas e consultórios especializados.

N geral, 9 entre 10 mulheres sofrem com o problema, seja na forma mais suave ou no estágio avançado em que as depressões e saliências estão acentuadas.

Geralmente, aparecem na puberdade, tanto na jovem magra, alta, quanto na gorda e baixa. Além de ser desagradável aos olhos do ponto de vista estético ela acarreta dores nas zonas acometidas e diminuição das atividades funcionais.

3 estágios de celulite
Grau I ou brando: Ainda não é visível. Notada somente pela compressão do tecido entre os dedos ou contração voluntária. Não há alteração de sensibilidade à dor, sendo sempre curável.
 
Grau II ou moderado: As depressões são visíveis mesmo sem a compressão dos tecidos, com a luz incidindo lateralmente. As margens são especialmente fáceis de serem delimitadas. Já existe alteração de sensibilidade, sendo frequentemente curável.

Grau III ou grave: O acometimento é percebido com o indivíduo em qualquer posição: em pé ou deitada. A pele fica enrugada e flácida. Aparência cheia de relevos. A sensibilidade à dor aumentada e fibras do tecido conjuntivo quase totalmente danificadas, gerando as aderências cicatriciais. Este estágio é considerado grave e incurável, mas passível de melhora.

Papel da fisioterapia
Existem diversas abordagens terapêuticas como forma de tratamento desse distúrbio, sendo estas de grande valia na obtenção de bons resultados, principalmente quando há associação entre duas ou mais técnicas.

A fisioterapia vem ampliando cada vez mais as áreas de atuação, visando sempre o equilíbrio entre saúde física e qualidade de vida. A fisioterapia dermato-funcional é uma área recente que busca fornecer embasamento científico aos tratamentos estéticos que eram tidos como empíricos.

Os tratamentos fisioterapêuticos têm a capacidade de auxiliar a mulher em diferentes estágios da vida, evitando o mal-estar e prevenindo complicações decorrentes de mudanças hormonais.

Existindo a colaboração da paciente em adotar uma dieta equilibrada, acompanhada de exercícios físicos regulares, há um aumento dos benefícios do tratamento proposto, e principalmente a manutenção de um corpo mais saudável e belo, melhorando sua qualidade de vida e mantendo a autoestima elevada.

Como tratar?

O fisioterapeuta dispõe de meios físicos e técnicas terapêuticas como eletroterapia, técnicas manuais, cinesioterapia, RPG e cosmetologia, capazes de tratar efetivamente diversas patologias clínicas e estéticas e mais: com conhecimentos relevantes de anatomia, fisiologia, patologia.
Esse conhecimento proporciona uma abordagem direcionada à forma mais eficaz de tratamento para cada paciente, potencializando e assegurando resultados efetivos, sem causar riscos à saúde.

Alguns dos tratamentos mais utilizados atualmente são: eletroterapia como manthus. Eletroliólise são aparelhos que auxiliam na quebra das moléculas de gordura de forma não invasiva (atua no metabolismo da gordura, acelerando a quebra); efeito de estímulo circulatório (decongestiona a microcirculação local); e efeito neuro-hormonal (com a liberação de adrenalina e histamina local). Todos estes favorecendo a quebra das células de gordura obtendo excelentes resultados nas primeiras sessões.

Endermologia
É uma técnica de tratamento que engloba equipamentos específicos, baseados na aspiração (sucção), acrescidos de uma mobilização profunda da pele e tela subcutânea, permitindo um incremento na circulação sanguínea e superficial.

As funções do tratamento com a endermologia no fibro edema gelóide consistem em melhorar a maleabilidade do tecido, com ação inclusive nas etapas mais avançadas do distúrbio, suavizando o aspecto acolchoado da pele.

A endermologia visa, através de ação puramente mecânica, reverter o processo patológico do fibro edema gelóide, estimulando a dissolução dos nódulos e liberando as aderências teciduais, bem como favorecendo na diminuição dos transtornos circulatórios.

Estudos comprovaram que a massagem mecânica não-invasiva melhora a aparência da celulite e altera a distribuição da gordura subcutânea, por tracionar verticalmente os tecidos.
Faça uma avaliação com um fisioterapeuta!

Dra Vândia Leal
Fisioterapeuta
Crefito 8: 96373
(43) 9648-1059





< Voltar





Mais Lidas








Grupo 



 Página principal