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19/09/2016

A importância do alongamento antes e depois da atividade física

Colunista Vandia

Os músculos tendem a encurtar, ou seja, diminuir de tamanho, quando ficamos muito tempo parados ou costumam ficar enrijecidos quando fazemos uma atividade física muito desgastante. O alongamento nada mais é do que um conjunto de exercícios que têm por função devolver aos músculos o tamanho natural ou relaxar a musculatura.

Deste modo, alongar-se é extremamente importante antes e depois de qualquer atividade física, trazendo inúmeros benefícios à saúde e até mesmo ao desempenho no exercício.

Antes do exercício físico, o alongamento serve principalmente como um fator de prevenção contra lesões musculares durante a atividade, é uma forma de preparar o corpo para se exercitar, deixando-o mais flexível e ampliando movimentos. Depois do exercício, sua função é relaxar a musculatura, evitando as dores posteriores à atividade.

Qualquer pessoa pode realizar alongamentos, independente da idade ou condicionamento físico. O que irá variar é a intensidade, uma pessoa sedentária irá começar com exercícios mais leves e, com o tempo, a intensidade vai aumentando gradativamente. Atletas de alto rendimento já conseguem fazer alongamentos mais rigorosos, pois o corpo está acostumado a isso.

O alongamento é uma atividade simples de ser realizada, pode ser feito em qualquer lugar, qualquer hora e não tem nenhum custo.
É importante o auxílio de um profissional para ensinar e ajudar na execução dos exercícios, quando se está começando a alongar. Depois que você já souber passo a passo cada exercício, estes poderão ser realizados em casa mesmo. Mas cuidado, qualquer alteração na intensidade deve ser orientada.

Alguns benefícios que o alongamento proporciona são: reduz o risco de lesões musculares ou entorses articulares (torcicolos, câimbras, etc.); reduz as tensões musculares, relaxando a musculatura; aumento da flexibilidade e amplitude dos movimentos, melhorando o desempenho esportivo; torna mais fáceis algumas atividades físicas desgastantes, como corrida, natação, etc., preparando a musculatura para o exercício; reduz o encurtamento muscular; melhora a circulação sanguínea, prevenindo contra problemas articulares nos braços, pernas ou costas; melhora a coordenação motora; previne contra problemas posturais; auxilia no relaxamento mental, diminuindo o estresse; contribui para a cicatrização óssea, em casos de fratura; desenvolve a propriocepção (consciência corporal), à medida que a pessoa concentra-se na parte que está sendo alongada; reduz as cólicas menstruais; ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura corporal.

O alongamento não necessariamente está ligado a alguma atividade física. Pode fazer parte da rotina. Ao levantar-se, no meio do trabalho, ou em qualquer momento em que sentir a necessidade de relaxar os músculos. Então, comece a alongar-se e veja como ficará mais bem disposta para o dia-a-dia.

Dra Vândia Leal
Fisioterapeuta
Crefito 8
(43) 9648-1059





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