Página Inicial Fale Conosco Assine o Paraná Centro
Publicidade

07/03/2016

Fisioterapia preventiva nos distúrbios osteomioarticulares relacionados ao trabalho

Colunista Vandia

As lesões musculoesqueléticas provenientes das atividades ocupacionais representam um considerável problema em relação ao trabalho e afetando assim a economia deste. No Brasil, este distúrbio osteomioarticulares relacionados ao trabalho (DORT) representam metade das doenças ocupacionais(Miranda,1998).

Devido a esse destaque das DORT entre as doenças profissionais, a atuação da fisioterapia nas empresas cresce a cada dia, como um investimento em ações preventivas no combate das DORT. A prevenção inclui a implantação de alguns programas que trazem vantagens para o empregado e para a empresa como diminuição da fadiga, desconforto físico, estresse emocional e das doenças ocupacionais como, por exemplo, a tendinite que se instala nos punhos e em outros pontos como cotovelo e ombro, e também as dores em região de coluna.

Com a prevenção tem-se também um aumento da eficiência no trabalho, diminuição dos gastos da empresa, número de acidentes, além do aumento da produtividade e o lucro tanto para o empregado quanto para a empresa.

As doenças ocupacionais se instalam devido ao uso inadequado e repetido das estruturas corporais, por adotar uma postura inadequada e ambiente de trabalho que necessita de melhor adequação a atividade exercida. Os principais fatores de riscos são: trabalho muscular estático, invariabilidade da tarefa, choques e impactos, pressão mecânica e estresse emocional, pois o trabalhador exerce as tarefas em posturas desfavoráveis e sente o desconforto postural através do aumento da fadiga e alterações no funcionamento do organismo.

Por meio de medidas preventivas, há o incentivo aos empregados de adquirir hábitos saudáveis de vida, desenvolvendo assim uma nova conscientização corporal e postural, proporcionando um bem estar físico e emocional no ambiente de trabalho, tendo como resultado final uma melhora na saúde do trabalhador, melhoria no desempenho profissional e em sua qualidade de vida.
Um forte abraço a todos! Até a próxima.


http://pepsic.bvsalud.org
Dra Vândia Leal
Fisioterapeuta
Crefito 8: 96373-F
Vanmed Clínica de Fisioterapia Estética e Nutrição
(43) 9648-1059

Dra Daiane Alves Anacleto
Psicóloga
CRP 21362





< Voltar





Mais Lidas








Grupo 



 Página principal