Página Inicial Fale Conosco Assine o Paraná Centro
Publicidade

28/02/2016

Psicoterapia Infantil e a participação dos pais

Colunista Vandia

A Vanmed Clínica de Fisioterapia agradece a psicóloga Daiane Alves Anacleto, pela contribuição nesta coluna

Existe uma dúvida constante no que diz respeito ao comportamento das crianças e no que se refere à necessidade de encaminhá-las ou não para fazer psicoterapia. Os pais tentam se defender e deixar esse assunto de lado, pensando que determinado comportamento é uma fase, se iludindo em pensar que a criança não tem problemas, ou são muito pequenas e que a vida nem começou para elas.
Mas a criança como o adulto também sofre, tem angústias, medos e demonstram por meio do comportamento e, às vezes, precisam de um profissional para ajudá-las a sair dessa situação.
As queixas mais frequentes são aquelas que advêm de comportamentos diferentes, como agressividade, dificuldade de aprendizagem, enurese noturna, medos, dificuldades para dormir, isolamento, distúrbios alimentares, déficit de atenção e hiperatividade, dificuldades em brincar e interagir com outras crianças.
Durante a psicoterapia infantil é possível perceber a importância do envolvimento dos pais no processo para alcançar os objetivos e garantir a efetividade do tratamento. É necessário conscientizar os pais/responsáveis de que não é apenas a criança que precisa mudar, mas sim alguns comportamentos negativos naquele contexto. O psicólogo não tem o papel de julgar os pais, e sim orientá-los e disponibilizar outras formas de estratégias para lidar com o conflito.
Os pais precisam observar o psicólogo como um parceiro/profissional que irá ver a situação de outro ângulo e que poderá ajudar para que a criança e os pais sintam-se melhores. Em qualquer forma de atendimento com o profissional psicólogo, seja uma avaliação, orientação ou o próprio processo de psicoterapia, faz-se indispensável à presença dos pais para o sucesso do tratamento.

http://pepsic.bvsalud.org
Dra Vândia Leal
Fisioterapeuta
Crefito 8: 96373-F
Vanmed Clínica de Fisioterapia Estética e Nutrição
(43) 9648-1059

Dra Daiane Alves Anacleto
Psicóloga
CRP 21362





< Voltar





Mais Lidas








Grupo 



 Página principal