Página Inicial Fale Conosco Assine o Paraná Centro
Publicidade

18/01/2016

Efeitos da drenagem linfática mecânica e manual

Colunista Vandia

Entenda como funcionam os dois métodos e escolha o que mais atende às suas necessidades

Usar a tecnologia ou preferir o trabalho manual? Esse dilema surge quando chega a hora de eleger a drenagem linfática ideal. Segundo a fisioterapeuta Vândia Leal, a técnica de massagem é a mesma nos dois casos, mas a realizada mecanicamente atua de forma mais profunda, pois o seu efeito atinge a pele, a camada adiposa e a musculatura. Por isso, ela é a mais indicada para quem procura relaxamento muscular, a diminuição de gordura e a redução das ondulações provocadas pela celulite. “A drenagem manual é feita com movimentos suaves e tem como objetivo mover o excesso de líquido aos centros de drenagem natural do corpo”, explica. Ainda, ambas são eficientes na redução de medidas e na eliminação de toxinas.

Por outro lado, a drenagem mecânica também tem as suas vantagens. O fato de já existirem equipamentos de drenagem que personalizam o tratamento conforme o objetivo do paciente é uma delas. Por exemplo, alguns aparelhos, recém lançado, são multifuncionais: “com apenas um aparelho, o fisioterapeuta oferece vários tratamentos, o que acaba diminuindo o preço para o consumidor final”, afirma a fisioterapeuta.
Outra vantagem da massagem mecânica é a segurança. “A precisão do equipamento facilita a aplicação, sem risco de causar desconforto ou traumas no paciente”.

Veja os benefícios da drenagem linfática
Corpo definido mais rápido: a drenagem aumenta os resultados de exercícios físicos, pois estimula a queima de gorduras localizadas, ajudando a reduzir medidas e remodelar o corpo. Ela ainda melhora a circulação para acelerar os efeitos de atividades aeróbicas e musculação.

Equilíbrio do corpo: muitas pessoas buscam a drenagem para eliminar celulites e gordura localizada. Porém, além do benefício estético, a massagem contribui para a limpeza corporal, ajudando o organismo a se livrar de toxinas provenientes de alimentos gordurosos ou com muito sódio e facilitando o funcionamento do sistema linfático.

Relaxamento muscular: a massagem traz não só benefícios físicos, como alivia tensões e dores. A técnica promove bem-estar e é uma forma eficaz de evitar lesões. Conforme pesquisa da Isma Brasil (International Stress Management Association), 30% dos brasileiros já chegaram ao estado de estresse extremo. Momentos de relaxamento servem de prevenção para que isso não ocorra.

Prevenção de doenças: a terapia mecânica aumenta o fluxo sanguíneo e a oferta de oxigênio para as células, que é crucial para o funcionamento do corpo e essencial para prevenir as doenças cardiovasculares, como a hipertensão. Essas doenças lideram a causa de morte no Brasil e correspondem a cerca de 1/3 do total de óbitos no País.

Menopausa: além da drenagem ajudar na eliminação de líquidos e de gordurinhas indesejadas, ela melhora a autoestima da mulher, amenizando o estresse e a depressão, uns dos principais sintomas que surgem na época da menopausa.

VÂNDIA LEAL
Fisioterapeuta - CREFITO:8 96373
FONE:(43)9648-1059 E-MAIL: DIRECAOVANMED@HOTMAIL.COM





< Voltar





Mais Lidas








Grupo 



 Página principal