Página Inicial Fale Conosco Assine o Paraná Centro
Publicidade

21/12/2015

Alternativas fisioterapêuticas para combater caspa e queda de cabelo

Colunista Vandia

A queda de cabelo e a caspa são fatores que influenciam o dia a dia de uma pessoa pelo desconforto causado principalmente quando ela extrapola um limite aceitável.

Os cabelos são pelos que nascem e são formados pela raiz em forma de bulbo e a haste composta por três camadas concêntricas. Uma cabeleira normal tem cerca de 120 mil cabelos e cresce cerca de 1 cm por mês. O ciclo do cabelo é composto pelo crescimento, repouso e queda.

Uma queda dita normal pode ir até à volta dos 100 cabelos por dia e, quando ultrapassa este valor e começamos a verificar uma perda acentuada dos cabelos, devemos consultar um dermatologista. São várias as causas para a queda como uma má alimentação, anemia, deficiência de zinco ou magnésio, stress, tabaco, período pós-parto, predisposição genética herdada dos pais, além de caspa e seborreia.
A alimentação é outro fator importante no tratamento contra caspa, uma vez que a falta de uma alimentação saudável pode agravar o quadro. Da mesma forma, durante o tratamento, é imprescindível dar um tempo no consumo de bebidas alcoólicas, que inibem atividade de algumas vitaminas do complexo B, importantes para a saúde capilar, e a falta dessas vitaminas causa desequilíbrio das glândulas sebáceas, o que agrava o quadro e faz com que o tratamento não tenha efeito.

Seborréia
É um distúrbio das glândulas sebáceas do couro cabeludo. O aumento da produção de gordura por essas glândulas resulta num couro cabeludo oleoso, podendo evoluir até que se formem microrganismo e consequentemente uma irritação no couro cabeludo, provocando uma infecção. Geralmente, está ligada ao aparecimento da caspa e queda de cabelo.

Protocolo de tratamento
Vapor de ozônio é utilizado para ativar a circulação sanguínea no local, aumentando o aporte de O2, mandando mais nutrientes. Também é utilizado pelo efeito bactericida do ozônio, diminuindo a oleosidade e as bactérias causadoras da caspa e da seborréia.
Aplica-se em média por 10 minutos

Desincruste
É utilizado para remover a oleosidade excessiva do couro cabeludo, descongestionando os folículos capilares. Aplica-se por 5 minutos com a loção desincrustante na polaridade do produto e mais 5 minutos com água na polaridade inversa.

Alta frequência
É utilizado com o eletrodo. Pente por todo couro cabeludo, com a função bactericida. O uso do aparelho de alta frequência na pele provoca formação de ozônio (O3) e este por ser uma substância instável se decompõe rapidamente em oxigênio molecular (O2) e em oxigênio atômico (O).

A ação desinfetante do ozônio reside na grande agressividade do oxigênio atômico nascente, liberado durante a decomposição do ozônio, que é muito conhecido pelas propriedades bactericidas.

Como efeitos fisiológicos da corrente de alta frequência podemos citar: térmico, vasodilatação e aumento da oxigenação celular. Os efeitos terapêuticos são: bactericida e anticéptico (ozônio formado possui ação muito oxidante, melhorando o trofismo dérmico), porque muitas vezes o trofismo da pele está prejudicando por ação de bactérias. Age de forma antiinflamatória, aumentando o fluxo sanguíneo no local e a presença de defesa.

Fonte/Carolina Magon
Fisioterapeuta especialista em Dermato Funional
Suporte Técnico Bioset

Dra Vândia Leal
Fisioterapeuta
Crefito: 8 96373-F
direcaovanmed@hotmail.com
 (43)964810-59





< Voltar





Mais Lidas








Grupo 



 Página principal